" FUNDAÇÃO VISCONDES DE MESSANGIL"

Fundação Particular de Solidariedade Social

 PreâmbuloJustificativo1

~PREÂMBULO JUSTIFICATIVO~

 

A  " FUNDAÇÃO VISCONDES DE MESSANGIL" foi instituída por iniciativa de Dona Maria de Vilhena Varella (Viscondessa de Messangil), que à mesma afectou bens pessoais e a constituiu por Estatutos datados de 15 de Agosto de 1967, aprovados por despacho ministerial de 30 de Outubro de 1967, publicados no diário do Governo Nº 17, 3ª série de 20 de Janeiro de 1968. Tais Estatutos foram actualizados à data de 02 de Janeiro de 1970, aprovados por despacho de 06 de Fevereiro de 1970, publicados no diário do Governo Nº 45,III Série de 23 de Fevereiro de 1970, tendo estes sofrido alterações, aprovadas por despacho proferido pelo Ministro da Solidariedade e da Segurança Social em 03 de Fevereiro de 2012 e lavrado o respectivo registo pelo averbamento nº5, à inscrição 04/82, a fls. 61 verso e 62, do Livro nº 1 das Fundações de Solidariedade Social.

O falecimento, ocorrido no ano de 1981 da sua Fundadora e Presidente do Conselho de Administração, que generosamente reforçou o património da Fundação com meios que a sua inteligência, energia e trabalho lhe permitiram angariar até ao fim da sua operosa vida, impõe hoje, mais do que nunca, uma dinamização das actividades da Fundação, visando dar cumprimento ao pensamento da sua Fundadora, no que respeita aos nobres objectivos de solidariedade humana, desenvolvendo esforços em prol da cultura, no plano educativo, entre outros cuidados, nomeadamente de apoio aos idosos.

Carece para isso a Fundação de ser dotada de Estatutos capazes de responder não só às exigências modernas da gestão como também de uma estrutura organizativa que possibilite o desenvolvimento das acções e iniciativas necessárias a honrar a vontade da sua Fundadora e o seu exemplo de compreensão da função social da riqueza.

Propõem-se para isso os seguintes Estatutos, cujo texto integral foi aprovado pelo Conselho de Administração da " FUNDAÇÃO VISCONDES DE MESSANGIL", na sua reunião de 09 de Outubro de 2015, deliberação que consta da respectiva Ata número 614:

 

  Para ver excertos e Estatutos completos na página Instituição, Reconhecimentos e Estatutos clicar aqui

 

 

Please publish modules in offcanvas position.